Edição Nº 283 - Jul/Ago 2006

O desmantelamento da Jugoslávia e a hegemonia alemã na Europa

por Rui Paz

A 21 de Maio deste ano realizou-se no Montenegro um referendo, instigado pela União Europeia (UE) e pelas potências da NATO, com a finalidade de liquidar definitivamente o que resta da Jugoslávia e isolar completamente a Sérvia. Como os próprios resultados oficialmente anunciados confirmam, pelo menos metade da população do Montenegro e dos seus  490 mil eleitores opõe-se à consumação dos planos separatistas. Liquidar a existência de um Estado por uma margem oficialmente anunciada de 1760 votos é uma farsa só comparável à dos referendos que a UE costuma repetir até à exaustão para impor aos povos o seu projecto imperialista. A liquidação do Estado da Sérvia e Montenegro confirma mais uma vez que por detrás da retórica da «intervenção humanitária» se escondia e esconde o plano revanchista do restabelecimento da hegemonia alemã e imperialista naquela região da Europa.

Organização

Alargar a capacidade financeira para reforçar o Partido

por Manuela Pinto Ângelo

Decorre em todo o Partido a campanha de reforço da organização partidária, «Sim, é possível! Um PCP mais forte», que integra um conjunto de linhas de trabalho que se interligam e complementam, sendo de salientar que, passados estes primeiros meses do ano, se sinalizam em todas as organizações resultados e experiências positivas na sua concretização, comprovando que, para além de necessário, é possível um PCP mais forte.

PCP

O IV Congresso do PCP visto por Álvaro Cunhal

por Revista «O Militante»

Para assinalar o 50.º aniversário do IV Congresso do Partido, o camarada Álvaro Cunhal escreveu um prefácio para o I volume da edição dos materiais do Congresso publicados pelas Edições Avante! (*) Hoje, passados que são 60 anos dessa grande realização partidária, O Militante publica alguns extractos desse documento procurando manter uma certa unidade do texto.

PCP

Portugal precisa, PCP propõe

por Revista «O Militante»

No quadro do seu combate à ofensiva do Governo do PS, o PCP lançou em 6 de Junho uma acção nacional em defesa da produção, do emprego e do trabalho com direitos, que se desenvolveu com um largo e diversificado conjunto de iniciativas em todo o país.O discurso do camarada Jerónimo de Sousa então pronunciado, na sessão realizada no Centro de Trabalho Vitória, reveste-se de grande importância política e contém um valioso conjunto de elementos de apreciação e informação sobre a grave situação económica e social do país. É o texto desse discurso que aqui publicamos.

Trabalhadores

Contra a ofensiva do capital Reforçar a organização sindical

por João Paulo

Os trabalhadores e as suas organizações de classe estão confrontados com uma ampla ofensiva do capital quer no plano internacional, quer no plano nacional, que, não sendo nova nos objectivos estratégicos do capitalismo, assume novos contornos no actual quadro de relação de forças.
No plano nacional, em traços gerais, esta ofensiva é marcada por uma profunda alteração na estrutura, organização e gestão das empresas privadas, pela redução do número de grandes empresas industriais, pelo crescimento das pequenas e médias empresas, pela concentração de sectores e empresas estratégicas nos grupos económicos e financeiros e pelo crescimento da dependência das estratégias do capital transnacional.