Edição Nº 286 - Jan/Fev 2007

Organização

A VI Assembleia da O.R.L e o reforço do Partido nas empresas

por Rosa Rabiais

A concretização pelo Governo do PS, de forma bastante expedita, das políticas económicas e sociais reivindicadas pelo grande capital, comporta enormes perigos para o regime democrático e põe em causa as próprias liberdades democráticas. Trata-se de uma ofensiva global que é ainda mais perigosa pelo estímulo e apoio dado pelo Presidente da República, em perfeita sintonia com o Governo, na defesa dos interesses dos grandes grupos económicos e financeiros.

A luta das ideias no regime democrático a intervenção do Partido

por Vasco Cardoso

Em cada época e em cada lugar a luta ideológica é uma expressão concreta da luta de classes. O momento presente acentuou a expressão desse conflito. A violência da ofensiva imperialista, traduz-se, no nosso país, pela mão da política de direita, num caudal de medidas que visam a retirada de direitos, procuram desarmar no plano ideológico as massas populares, limitando a sua consciência política e de classe, empurrando-as para o conformismo e apatia, para a resignação face à luta por uma vida melhor, retirando-lhes a perspectiva do inevitável movimento da história. Para as forças democráticas e revolucionárias de todo o mundo, para o nosso Partido em particular, o momento presente exige, de acordo com os meios que temos, uma análise profunda, uma atitude enérgica, combativa e virada para as massas.