Edição Nº 292 - Jan/Fev 2008

Rubrica: Social

Causas da pobreza e da exclusão social

por Paulo Loya

Mais de dois milhões de homens e mulheres, jovens e idosos, estão hoje declarados em situação de pobreza, como destacou o INE ao afirmar que «aproximadamente 1/5 da população residente em Portugal vivia em risco de pobreza» (1) , porque não conseguiram auferir, durante o ano de 2005, um rendimento de cerca de 360 euros por mês.

Alqueva deve servir para desenvolver o Alentejo e o país

por José Catalino

Foi sonho de várias gerações e só avançou depois de longas e persistentes reivindicações dos trabalhadores e de diversos sectores da sociedade e de muitas lutas levadas a cabo pelo PCP e por outras forças políticas e sociais. Grande obra pública ainda em construção no coração do Alentejo, o empreendimento de fins múltiplos de Alqueva deverá servir primeiro o povo alentejano e o desenvolvimento harmonioso e com justiça social na região. Não faria sentido – e há que travar com firmeza tais tendências – que agora o empreendimento fosse utilizado em benefício dos latifundiários, dos capitalistas em busca de lucros fáceis nos negócios do imobiliário turístico ou das empresas agrárias estrangeiras.