Proletários de todos os países: UNI-VOS! PCP - Reflexão e Prática

Edição Nº 294 - Mai/Jun 2008

Economia

A geopolítica dos agro-combustíveis

por João Vieira

Depois do ouro negro, para o capitalismo é agora a vez do ouro verde que avança a coberto do eufemismo de bio-combustível e da defesa da biodiversidade.
Porquê a necessidade ideológica do capital em apresentar o novo negócio sob uma capa ecológica? A resposta é uma só: para esconder aquilo de que realmente se trata, ou seja: um crime contra a humanidade.

Efeméride

As lições de Maio de 68 em França

por Sérgio Ribeiro

Todos os anos têm um mês de Maio. 1968 teve, claro, um Maio. Parece que sobretudo em França. Para se ser mais preciso, parece que sobretudo em Paris. O Mai 68! Um Maio que ficou na história. Para muitos aspectos da vida, da vida de muitos de nós. A quem o Maio de 1968 apanhou jovens, ou ainda jovens.

História

As «eleições» presidenciais de 1958 - A grande campanha do «general sem medo»

por Vitor Dias

Completam-se no ano em curso 50 anos sobre a intervenção das forças e sectores democráticos nas «eleições» presidenciais de 1958, sem nenhuma dúvida, a par das lutas no período imediatamente posterior à derrota do nazi-fascismo, uma das maiores jornadas da luta antifascista sob a ditadura salazarista, em que mais amplamente se expressou um poderoso sobressalto democrático de massas e uma vontade nacional de mudança e em que, correspondentemente, o regime fascista mais sentiu o seu isolamento e mais terá temido pelo seu futuro.

Juventude

Juventude de Abril

por Cristina Cardoso

Hoje, mais que nunca é urgente comemorar e evocar o 25 de Abril, a revolução dos cravos. Fazer lembrar aqueles que foram os 48 anos de fascismo em Portugal: a miséria do povo português, a fome, a guerra, a censura, a repressão, as prisões políticas, a tortura, os assassinatos, mas também a luta de um povo e em particular da juventude, que nas condições mais difíceis, sujeitos a enfrentar até a morte, não se detinha em sair para a rua para lutar pelos seus direitos.

Karl Marx

Actualidade do Manifesto

por José Barata-Moura

O Manifesto do Partido Comunista foi publicado pela primeira vez em Londres na segunda metade de Fevereiro de 1848, sob os auspícios de uma associação cultural operária que funcionava na órbita da Liga dos Comunistas.

Karl Marx

Manifesto do Partido Comunista - O marxismo e o movimento operário português

por Domingos Abrantes

O Manifesto do Partido Comunista de Marx e Engels, escrito por incumbência do II Congresso da Liga dos Comunistas – a primeira organização internacional dos trabalhadores –, tornou-se no primeiro documento programático do movimento operário revolucionário, no qual foram expostos os princípios fundamentais do socialismo científico e desenvolvidos os objectivos e a táctica da luta pela transformação do mundo, princípios para a elaboração dos quais Marx deu contribuição determinante.

Karl Marx

Marx, a educação e o sentido da vida

por Pedro Santos Maia

Há num pequeno texto de Karl Marx correspondente às Minutas das Sessões do Conselho Geral da Associação Internacional dos Trabalhadores, realizadas em 10 e 17 de Agosto de 1869, pelo menos três tópicos que nos propomos destacar e deixar à reflexão do leitor