Proletários de todos os países: UNI-VOS! PCP - Reflexão e Prática

Edição Nº 298 - Jan/Fev 2009

Abertura

As nossas tarefas

por Revista «O Militante»

Realizamos o nosso XVIII Congresso com êxito. A pouco mais de um mês da sua realização, e depois de uma bem merecida pausa de Natal e Ano Novo, estamos já em plena actividade levando à prática as orientações e tarefas aprovadas pelo colectivo partidário por intermédio dos cerca de 1500 delegados presentes no magnífico pavilhão do Campo Pequeno de Lisboa.

Juventude

Pela liberdade e democracia: nem um passo atrás!

por Tiago Vieira

Se alguém advogar que as limitações às liberdades estão apenas na pintura de murais, por poder ser um assunto mais «polémico» ou «sensível», vejamos o que se passa à porta das escolas e das empresas onde os jovens são muitas vezes impedidos (e até ameaçados) por estarem a distribuir propaganda política a quem passa. Ataque a um direito fundamental que, muitas das vezes, tem a colaboração activa das forças da autoridade.

XVIII Congresso

A ofensiva imperialista e a luta contra a exploração dos povos

por Ângelo Alves

A tese de que grandes perigos para os trabalhadores e os povos, e mesmo para a própria Humanidade, coexiste com reais potencialidades de avanço da luta progressista e mesmo revolucionária – tese adoptada no XVII Congresso e reafirmada no projecto de Resolução Política – é-nos todos os dias confirmada pela vida e pela luta e, de forma muito particular, pelo actual momento de explosão da crise estrutural e sistémica do sistema capitalista.

XVIII Congresso

A luta pela alternativa

por João Frazão

Trinta e dois anos de continuada e ininterrupta política de direita, seja protagonizada pelo PS ou pelo PSD, com ou sem a ajuda do CDS/PP, condenaram o país a um rumo de injustiça social e de declínio nacional.

XVIII Congresso

O PCP e o reforço da solidariedade internacionalista

por Manuela Bernardino

A actividade e as relações internacionais do Partido, nos últimos quatro anos, foram inseparáveis da própria evolução da situação internacional marcada pela violenta ofensiva do imperialismo e pelo aprofundar da crise do sistema capitalista, cujas graves consequências para os trabalhadores e para os povos exigem o reforço dos partidos comunistas em cada país e, simultaneamente, o reforço da sua cooperação e solidariedade internacionalista, assim como com todas as forças do progresso social e de libertação nacional.

XVIII Congresso

Sobre o trabalho de Organização

por Jaime Toga

Sim, é possível! Um PCP mais forte – este foi o lema do movimento geral de reforço do Partido que teve no XVII Congresso a definição de importantes linhas de trabalho que conduziram a avanços vários e permitiram que, com justeza, se assegure nas Teses que o PCP cresceu e reforçou-se no plano político, social e eleitoral, afirmando-se como o grande partido da classe operária e de todos os trabalhadores.

XVIII Congresso

O Partido e a tarefa decisiva do seu reforço

por Francisco Lopes

Percorrida mais uma etapa desde o XVII Congresso, neste empolgante percurso histórico de mais de oito décadas, realizamos o XVIII Congresso com a consciência do dever cumprido, de um partido que se afirmou e reforçou e, aqui está, convicto do seu papel e da sua identidade, determinado a prosseguir o seu caminho.
capa

Edição Nº 298 - Jan/Fev 2009

Outros Artigos nesta Edição: