Edição Nº 312 - Mai/Jun 2011

Abertura

Para dar mais força à CDU - Uma campanha política de massas

por Revista o Militante

Portugal vive um dos momentos mais graves desde a Revolução de 1974, cujo 37.º aniversário o povo português acaba de celebrar fazendo ouvir por todo o país a sua voz em defesa de conquistas e direitos alcançados com Abril, consciente de que o seu continuado empobrecimento e destruição estão na raiz da profunda crise económica, social e política do país.

Actualidade

Confiança e determinação para uma exigente batalha eleitoral

por Vasco Cardoso

As próximas eleições não são um mero episódio na vida política nacional desligado do longo trajecto de 35 anos de afundamento do país, do qual PS, PSD e CDS são responsáveis. A demissão do Governo PS e a convocação de eleições são inseparáveis da maior ofensiva contra os direitos do povo português e os interesses nacionais desde o fascismo e da luta que se ergueu e lhe fez frente. Umas eleições que ocorrem num momento particularmente difícil e exigente para o nosso Partido e cujo desfecho não será indiferente para as lutas que se travarão no futuro.

O Partido e os intelectuais nos anos 40 - O caso Bento de Jesus Caraça

por Manuel Gusmão

A reorganização do PCP e os seus III e IV Congressos (o I e o II ilegais), realizados respectivamente em 1943 e 1946, marcam a história de Portugal nos anos 40.No prefácio (de 1997) ao Informe Político do Comité Central ao IV Congresso do PCP, Álvaro Cunhal escreve: «A grande maioria dos quadros de direcção que se formaram nos anos da reorganização vinha da classe operária e revelava-se e forjava-se na intervenção directa e destacada em lutas de massas.

O regresso do FMI - Austeridade ao serviço da exploração

por Pedro Carvalho

Muito se falou sobre o possível regresso do Fundo Monetário Internacional (FMI) a Portugal, no contexto da dita «crise das dívidas soberanas». E eis que no passado dia 6 de Abril de 2011, após o anúncio do famigerado pedido de «ajuda externa» pelo Governo PS, patrocinado pelo PSD e Presidente da República, exigido um dia antes pelos principais «banqueiros» no panorama nacional, nomeadamente por Ricardo Salgado, do Banco Espírito Santo, o FMI regressa a Portugal, pela terceira vez, por via do Fundo Europeu de Estabilização Financeira (FEEF).

Juventude

Participação da juventude - Mobilização em banda larga?

por Carina Castro

Num quadro em que os ataques à juventude portuguesa se aprofundam de forma transversal a todas as esferas da vida, assiste-se no dia-a-dia ao reforço da sua luta.
Ciente do potencial revolucionário da juventude, o capital não olha a meios para tentar refrear, desviar e até capitalizá-lo em seu favor, fazendo desta força social o alvo da sua ofensiva.

Organização

A importância da quota de cada militante na vida do Partido

por José Capucho

Característica fundamental de um partido comunista é a sua completa independência face aos interesses, à ideologia, às pressões e às ameaças do capital. A independência do PCP resulta da sua natureza de classe, da sua capacidade própria de decisão e de acção, dos seus objectivos, do seu funcionamento e da sua linha política e ideológica.

PCP

Nas mãos das novas gerações o destino das suas vidas!

por Paulo Raimundo

No quadro das comemorações do seu 90.º aniversário, o Partido decidiu dar grande centralidade à juventude e às novas gerações, numa linha de trabalho que focalize os problemas juvenis, mas acima de tudo de apelo à confiança, à organização e à luta das novas gerações.

O 1.º de Maio na história do PCP

por Revista o Militante

«Milhares de trabalhadores correspondendo ao apelo do Comité Regional do Partido e da Comissão Sindical de Lisboa, tomam parte na nossa manifestação de protesto e travam combate com a força pública. Pela primeira vez após a ditadura e sob a nossa direcção, o proletariado vincula o carácter de luta do 1.º de Maio e quebra o ciclo de ferro da proibição das suas manifestações pelos ladrões agaloados que nos governam».

Um documento histórico

por Revista o Militante

Para assinalar o 90.º aniversário da fundação do Partido Comunista Português, O Militante publica nesta sua edição o manifesto Ao País, primeiro documento do Partido através do qual, em Julho de 1921, decorridos quatro meses depois da sua fundação, o PCP fez a sua apresentação pública.

Distrito do Porto: Um caso de destruição do aparelho produtivo (*)

por Valdemar Madureira

Conforme foi dito na apresentação da Campanha em defesa da produção nacional sob o lema «Portugal a produzir», promovida pelo PCP, o objectivo essencial é afirmar o valor estratégico da produção nacional e a necessidade do aproveitamento das potencialidades do país para a criação de emprego, o combate à dependência externa e a construção de uma via soberana de desenvolvimento.

Reflexões sobre democracia, crise e demagogia

por Aurélio Santos

A complexa e preocupante situação política nacional e internacional que se vive nos dias de hoje requer que dela se faça uma lúcida e desapaixonada análise por forma a encontrar as respostas mais adequadas à situação. Uma correcta caracterização e avaliação de cada momento é, e deverá sempre ser, o ponto de partida das nossas decisões porque as respostas de hoje não serão iguais às de ontem e tão pouco servirão para amanhã. É a dialéctica que tal nos ensina e nela se fundamenta esta afirmação.

35 anos da Constituição de Abril e o estado do Estado

No passado dia 2 de Abril fez 35 anos que nasceu a Constituição da República Portuguesa (CRP) saída da Revolução do 25 de Abril. Documento basilar para a nossa vida colectiva, nele ficaram consagradas importantes conquistas – as nacionalizações, a reforma agrária, o controlo operário, entre outras. Mas com o avanço da contra-revolução, e mediante acordos entre PS, PSD e CDS, muitas destas conquistas foram sendo amputadas.

Trabalhadores

A luta de massas contra o retrocesso social

por Augusto Praça

A luta de massas tem assumido especial relevância no combate ao ataque aos direitos dos trabalhadores desenvolvido pelo grande capital, quer em Portugal, quer noutros países.
Hoje, assistimos em todo o mundo a grandes manifestações de massas contra as políticas de rapina e de controlo do acesso às matérias-primas, designadamente o acesso ao petróleo.

União Europeia

«Governação Económica» e «Pacto para o Euro Mais»: O insustentável esticar da corda!

por João Ferreira

A complexa e difícil situação nacional está intimamente associada à situação e evolução da União Europeia.
Ao longo dos anos, o aprofundamento do processo de integração europeia foi evidenciando as suas características matriciais, a sua natureza capitalista – que determina os seus objectivos e que é indissociável, no plano político-institucional, do aprofundamento do federalismo e da concentração de poder num directório, como forma de mais eficazmente levar a cabo esses objectivos.
capa

Edição Nº 312 - Mai/Jun 2011

Outros Artigos nesta Edição: