Proletários de todos os países: UNI-VOS! PCP - Reflexão e Prática

Edição Nº 316 - Jan/Fev 2012

Actualidade

A propósito do Orçamento do Estado - A ofensiva e a resposta

por Bernardino Soares

O actual Governo, com o apoio do PS – aqui e ali disfarçado de supostas divergências quanto à modulação, que não ao sentido, de certas medidas – procura avançar, no mais curto espaço de tempo e em várias frentes em simultâneo, na consumação do conjunto de medidas inscrito no pacto de agressão ao país e aos portugueses, procurando dificultar a percepção do grau e extensão da ofensiva.

Economia

Por uma política de justiça fiscal

por Pedro Carvalho

As receitas fiscais, resultantes dos impostos, são o meio pelo qual o Estado financia a oferta de bens e serviços públicos. Bens e serviços que pela sua natureza respondem à satisfação de necessidades humanas básicas e colectivas.

Juventude

18.ª Assembleia da FMJD - Um grande êxito a estimular avanços na luta!

por Tiago Vieira

Como foi anunciado, realizou-se em Lisboa, na Voz do Operário, a 18.ª Assembleia da Federação Mundial da Juventude Democrática. Como referiu anteriormente «O Militante», este é o órgão máximo da Federação e coube-lhe a definição das linhas política e de acção da FMJD para os próximos quatro anos e a eleição da nova direcção, que tem agora a tarefa de levar a cabo essa mesmas linhas políticas e de acção até à próxima Assembleia.

Organização

Lénine e as tarefas de propaganda - Contribuições para a intervenção do PCP

por Ana Pato

As tarefas de propaganda e agitação são estruturais e estruturantes para um partido revolucionário. A estas tarefas Lénine dedicou grande atenção, nomeadamente no quadro da edificação do partido da classe operária e na definição das suas principais tarefas. Por isso, quando nos debruçamos sobre o trabalho de propaganda do PCP e as tarefas que se nos colocam no dia de hoje, revela-se do maior interesse ter presente as reflexões de Lénine.

PCP

O PCP e a evolução mundial

por Manuela Bernardino

A actividade do PCP ao longo dos seus 90 anos de luta pela liberdade, a democracia e o socialismo reflecte a situação concreta em Portugal e a sua evolução no plano político, económico, social e cultural mas, simultaneamente, reflecte também a evolução da situação no plano mundial e no movimento comunista internacional.

Tema

A questão do horário de trabalho - A actualidade de Marx

por Américo Nunes

No VIII capítulo de O Capital – o dia de trabalho – Marx trata exaustivamente a questão da jornada de trabalho diário, a luta dos trabalhadores pela sua limitação, a evolução histórica dessa luta, e os seus resultados, até à reivindicação universal dos três 8x8X8 pela Associação Internacional dos Trabalhadores (AIT), em 1866. Oito horas de trabalho diário, oito para lazer, convívio familiar e cultura, e oito para dormir e descansar.

Trabalhadores

Greve Geral - Uma vitória que abre caminho à intensificação da luta

por Armando Farias

Uma ideia torna-se uma força material quando ganha as massas organizadas

Karl Marx

A Greve Geral foi grandiosa. Pelo significado que adquire no momento presente e pelos ensinamentos que dela podemos colher para potenciar as futuras movimentações sociais e políticas, designadamente o aprofundamento da unidade nos locais de trabalho e projectar com ainda maior determinação e confiança a continuação da luta por uma mudança de rumo para o País, interessa sublinhar cinco conclusões de extraordinária importância que emergem da Greve Geral.

Poder Local

Rejeitar o Pacto de Agressão - Defender o Poder Local

por Jorge Cordeiro

O poder local, expressão e conquista de Abril, é parte integrante do regime democrático e do seu sistema de poder. Uma conquista que viu consagrada na Constituição da República os seus princípios essenciais, quer quanto à sua relação com o poder central – descentralização administrativa, autonomia financeira e de gestão, reconhecimento de património e finanças próprias, poder regulamentar –, quer quanto à sua dimensão democrática – plural e colegial, com uma larga participação popular, representativa dos interesses e aspirações das populações.
capa

Edição Nº 316 - Jan/Fev 2012

Outros Artigos nesta Edição: