Edição Nº 320 - Set/Out 2012

Rubrica: Efeméride

O Congresso de Haia (1872) e o movimento operário português

por Domingos Abrantes

O ano de 1872 assinala um momento de particular importância no longo, difícil e por vezes contraditório processo de criação das organizações de trabalhadores e de afirmação da classe operária como força social autónoma, condição para assegurar o seu papel dirigente na luta pela emancipação social.

Jornada de coragem na luta pela liberdade e pela democracia

por Rui Fernandes

A Revolta dos Marinheiros, em 8 de Setembro de 1936, ocorre num período de consolidação do fascismo. Um período marcado por inúmeras lutas, envolvendo sectores diversos e com expressão e amplitude várias. Nesse contexto, Salazar, exaltando a vocação marítima do povo português, inaugura um processo de revigoramento da Marinha com a aquisição de novos navios, e, procurando reforçar a sua influência num ramo que lhe era claramente hostil, faz acompanhar tal processo de uma acção de charme junto dos oficiais da Marinha. A realidade, porém, é que, apesar de navios novos, as condições a que os praças eram sujeitos geravam mal-estar e consequentes acções de protesto.