Edição Nº 283 - Jul/Ago 2006

Rubrica: PCP

VII Congresso Regional do PCP/Madeira - Organizar, Agir, Transformar

por Edgar Silva

Assente numa maioria absoluta, ao longo dos 30 anos de autonomia, acentua-se na Madeira um processo de perversão e desfiguração da democracia.
São traços salientes deste processo: a violação da Constituição, mormente, em matéria de direitos, liberdades e garantias; as mais grosseiras violações da legalidade, de que são exemplo bem claro as expropriações, e tudo o que se tem verificado como desrespeito pela decisões dos Tribunais quanto aos direitos dos expropriados.

O IV Congresso do PCP visto por Álvaro Cunhal

por Revista «O Militante»

Para assinalar o 50.º aniversário do IV Congresso do Partido, o camarada Álvaro Cunhal escreveu um prefácio para o I volume da edição dos materiais do Congresso publicados pelas Edições Avante! (*) Hoje, passados que são 60 anos dessa grande realização partidária, O Militante publica alguns extractos desse documento procurando manter uma certa unidade do texto.

Portugal precisa, PCP propõe

por Revista «O Militante»

No quadro do seu combate à ofensiva do Governo do PS, o PCP lançou em 6 de Junho uma acção nacional em defesa da produção, do emprego e do trabalho com direitos, que se desenvolveu com um largo e diversificado conjunto de iniciativas em todo o país.O discurso do camarada Jerónimo de Sousa então pronunciado, na sessão realizada no Centro de Trabalho Vitória, reveste-se de grande importância política e contém um valioso conjunto de elementos de apreciação e informação sobre a grave situação económica e social do país. É o texto desse discurso que aqui publicamos.