Edição Nº 292 - Jan/Fev 2008

Abertura

2008 Ano do XVIII Congresso do PCP

por Revista «O Militante»

Na sua reunião de 14 e 15 de Dezembro, o Comité Central decidiu marcar o XVIII Congresso do PCP para os dias 29 e 30 de Novembro e 1 de Dezembro de 2008. Trata-se de uma decisão que vai marcar profundamente a actividade dos comunistas portugueses ao longo do ano, pois implicando o envolvimento de todo o colectivo partidário na preparação e realização do Congresso exige, simultaneamente, um grande empenho na resistência à ofensiva do Governo do PS e na luta por uma alternativa ao serviço dos trabalhadores e do povo.

Alqueva deve servir para desenvolver o Alentejo e o país

por José Catalino

Foi sonho de várias gerações e só avançou depois de longas e persistentes reivindicações dos trabalhadores e de diversos sectores da sociedade e de muitas lutas levadas a cabo pelo PCP e por outras forças políticas e sociais. Grande obra pública ainda em construção no coração do Alentejo, o empreendimento de fins múltiplos de Alqueva deverá servir primeiro o povo alentejano e o desenvolvimento harmonioso e com justiça social na região. Não faria sentido – e há que travar com firmeza tais tendências – que agora o empreendimento fosse utilizado em benefício dos latifundiários, dos capitalistas em busca de lucros fáceis nos negócios do imobiliário turístico ou das empresas agrárias estrangeiras.