Edição Nº 313 - Jul/Ago 2011

Actualidade

Frente à ofensiva: três tarefas fundamentais

por Armindo Miranda

A situação que o mundo vive, os principais traços da situação política internacional e a profunda crise do sistema capitalista a nível mundial, dão corpo à tese central expressa no XVIII Congresso do PCP de que grandes perigos coexistem com grandes potencialidades da luta progressista e revolucionária.

Organização

Reforçar o PCP, Lutar e vencer!

por Antónia Lopes

Sob o lema «Reforçar o PCP, Lutar e Vencer!» realizou-se no passado dia 10 de Abril, na Sociedade Filarmónica União Artística Piedense (SFUAP), no concelho de Almada, a 8.ª Assembleia da Organização Regional de Setúbal.

PCP

A imprensa do PCP na luta contra o fascismo e pela liberdade

por Revista o Militante

As publicações editadas pelo PCP, e em particular os materiais clandestinos que editou durante os 48 anos de ditadura fascista, com destaque para a edição de periódicos, desempenharam importante papel no esclarecimento e na organização dos trabalhadores e das massas populares, na denúncia da política e dos crimes do fascismo, na luta pela unidade das forças democráticas, na defesa de grandes causas como a luta pela paz e contra a guerra, na solidariedade para com as vítimas da repressão fascista e para com os povos oprimidos.

A ausência nos media de debate sobre os media

por Fernando Correia

É hoje consensual a ideia de que os media têm uma importância central na nossa sociedade, funcionando como um instrumento fundamental na formação das opiniões, dos comportamentos e dos valores. Acontece que, num estranho paradoxo, essa importância não tem um correspondente reflexo no lugar ocupado pela abordagem dos media… nos próprios media.

A Guerra de Espanha (1936-1939) - A agressão imperialista

por Domingos Abrantes

Passados 75 anos do início duma guerra que ensanguentou a Espanha durante três anos em consequência da sublevação de 18 de Julho de 1936, levada a cabo por generais fascistas contra a República e o Governo da Frente Popular, continua a suscitar profundo interesse analisar algumas causas e consequências desta guerra que marcou indelevelmente o posterior curso de Portugal, da Europa e do mundo.

capa

Edição Nº 313 - Jul/Ago 2011

Outros Artigos nesta Edição: