Edição Nº 341 - Mar/Abr 2016

A Banca no sistema de exploração capitalista

por Miguel Tiago

A crise do sistema capitalista teve repercussões tremendas no sector financeiro, que se traduziram em consequências dramáticas para os povos do mundo, com o comprometimento dos Estados na salvação e resgate de instituições bancárias gigantescas, muitas delas, partes de grupos monopolistas que integravam ou integram componentes financeiras e não financeiras. A fusão do capital bancário1 com o capital produtivo2 e a constituição do capital financeiro3 criou uma constituição do capital que interliga as suas componentes de forma indissociável. A função criadora de mais-valia do capital industrial passa a estar interligada e interdependente da função de apropriação do capital bancário, fazendo com que a ascensão dos grandes grupos económicos e dos monopólios tenha efeitos que vão muito além dos que se relacionam com problemas de «concorrência».

Partido

Bento Gonçalves perante o Tribunal fascista

por Domingos Abrantes

No ano em que se assinala o 80.º aniversário do julgamento de Bento Gonçalves, Secretário-geral do Partido à época, e da abertura do Campo de Concentração do Tarrafal, para onde Bento Gonçalves foi deportado depois do julgamento e onde viria a morrer, «O Militante» assinala esses acontecimentos prestando homenagem a essa grande figura do Partido e do movimento operário, salientando aspectos da sua contribuição para a luta revolucionária e divulgando partes da sua contestação às acusações formuladas na nota de culpa do Tribunal Militar Especial (T.M.E.), elaborada quando se encontrava preso no Forte de S. João Baptista, em Angra do Heroísmo.