Proletários de todos os países: UNI-VOS! PCP - Reflexão e Prática

Rubrica: Lutas

Edição Nº 327 - Nov/Dez 2013

A luta em marcha por Abril!

por João Frazão

As Marchas por Abril contra o empobrecimento e a exploração que, a 19 de Outubro, a CGTP-IN promoveu em Lisboa, Porto, Madeira e Açores, foram a resposta certa para prosseguir a jornada de luta que, a 29 de Setembro, em cada Assembleia de voto o povo português levou a cabo.

Edição Nº 310 - Jan/Fev 2011

24 de Novembro de 2010 - Uma Greve Geral histórica

por Arménio Carlos


A Greve Geral de 24 de Novembro de 2010 constituiu um marco histórico na luta de massas até agora realizada no nosso país.
Estimando-se o envolvimento de mais de 3 milhões de trabalhadores e trabalhadoras, esta foi uma jornada de luta centrada numa forte dinâmica de ligação aos locais de trabalho e à população que não só conseguiu criar uma onda de simpatia e apoio generalizado, como se traduziu num momento alto da junção de forças e vontades contra as teses da inevitabilidade e da resignação, propagandeadas pelo capital e seus serventuários na área política.

Edição Nº 310 - Jan/Fev 2011

Declaração de Jerónimo de Sousa sobre a Greve Geral

por Revista o Militante

Hoje por todo o país os trabalhadores fizeram ouvir a sua voz.
A Greve Geral de 24 de Novembro convocada pela CGTP-IN, uma das mais importantes jornadas de luta realizada em Portugal depois do 25 de Abril, constituiu uma poderosa resposta à brutal ofensiva do Governo PS e do PSD, e de todos aqueles, como é o caso do Presidente da República, que têm patrocinado o rumo de desastre nacional imposto ao país.
Ver declaração

Edição Nº 291 - Nov/Dez 2007

Vendas Novas - Um exemplo de que vale a pena lutar

por Diamantino José Dias

A luta travada pelo povo de Vendas Novas contra o encerramento do Serviço de Atendimento Permanente (SAP) e a vitória alcançada é apenas um exemplo de que vale a pena lutar.
A luta desta população pelo direito à saúde vem desde há muito. Contudo, foi no início de Fevereiro de 2007, com a publicação do relatório final da Comissão Técnica de Apoio ao Processo de Requalificação das Urgências – que retirava à população direitos adquiridos – que a luta passou a assumir contornos diferentes. Os protestos tornam-se mais generalizados, já que o referido relatório previa o encerramento das urgências em Vendas Novas, um serviço público fundamental. Era, pois, necessário unir forças, envolver toda a população no sentido de impedir que tal medida fosse levada a cabo.

Edição Nº 285 - Nov/Dez 2006

Mega protesto geral - Marco indelével na luta pela mudança de políticas

por José Ernesto Cartaxo

O país assistiu, no passado dia 12 de Outubro, em Lisboa, a uma gigantesca acção de massas, como já não se verificava há longos anos no Portugal de Abril.
Quer pelo número de trabalhadores que nela participaram, quer pela combatividade, determinação e confiança demonstradas, este mega protesto geral, constituiu um marco indelével na luta da classe operária e dos trabalhadores portugueses, com um inegável impacto político, do qual se impõe tirar ilações, e resultou numa manifestação inequívoca da condenação popular das políticas seguidas pelo Governo, do Partido Socialista, e de exigência de uma  urgente e necessária mudança.

Edição Nº 282 - Mai/Jun 2006

Só há uma saída: o caminho da luta

por João Dias Coelho

Num caminho longo e prolongado que já dura mais de 30  anos, o PS, PSD e CDS-PP destruíram sonhos individuais e colectivos de milhares de trabalhadores.
Prometeram e não cumpriram. Foram, isso sim, ajudando a liquidar milhares de postos de trabalho produtivos, promoveram a precariedade como política de Estado, atacaram direitos dos trabalhadores conquistados pela luta de muitas gerações, como o direito à greve, à contratação colectiva, ao exercício da liberdade sindical; reduziram os salários, diminuíram o poder de compra dos trabalhadores e das camadas mais desfavorecidas, aumentaram o custo de vida, aumentaram a carga fiscal, designadamente o IVA que, tocando a todos, toca mais a uns que a outros.
A política de direita conduziu o país e milhares de trabalhadores a uma situação complexa, que tenderá a agravar-se se não for trilhado um outro rumo.