Proletários de todos os países: UNI-VOS! PCP - Reflexão e Prática

Rubrica: Ensino

Edição Nº 296 - Set/Out 2008

Ensino, reprodução e hegemonia

por Luis Vicente

Na realização da política de ensino «incumbe ao Estado estabelecer progressivamente a gratuitidade de todos os graus de ensino» [e), n.º 2, art.º 74.º, Constituição da República Portuguesa].
A progressiva gratuitidade decorre do art.º 2.º: «a República Portuguesa é um Estado de direito democrático, baseado na soberania popular (...), visando a realização da democracia económica, social e cultural e o aprofundamento da democracia participativa».

Edição Nº 281 - Mar/Abr 2006

Para o desenvolvimento do país - A educação é pilar fundamental

por Jorge Pires

A Revolução de Abril forneceu condições políticas para uma profunda democratização do ensino. Foram dados importantes passos no efectivo cumprimento da escolaridade obrigatória, iniciou-se o processo de lançamento da rede pública de educação infantil e da unificação do ensino secundário, lançaram-se as bases da reestruturação de muitos cursos. Apesar de todas as resistências das classes dirigentes, a compreensão de que para a consolidação da democracia e para o progresso social era fundamental uma reforma do ensino fez com que a democratização da educação e da cultura fossem sentidas como uma necessidade premente da nossa vida colectiva.