Na realização da política de ensino «incumbe ao Estado estabelecer
progressivamente a gratuitidade de todos os graus de ensino» [e), n.º
2, art.º 74.º, Constituição da República Portuguesa].
A progressiva gratuitidade decorre do art.º 2.º: «a República
Portuguesa é um Estado de direito democrático, baseado na soberania
popular (...), visando a realização da democracia económica, social e
cultural e o aprofundamento da democracia participativa».
Textos de: "Luis Vicente"
A questão ambiental - Alguns factos e 52 teses
Aquecimento global e alterações climáticas deixaram de ser conjecturas para se tornarem dados adquiridos. O crescimento dos níveis de CO2, o crescimento dos fluxos de azoto para a zona costeira e a destruição da camada de ozono são realidades incontestáveis. As chuvas ácidas e a radioactividade contaminam o Planeta. As zonas húmidas são sistematicamente destruídas, os solos são desertificados, aumenta a frequência das cheias, os lagos e os cursos de água superficiais e subterrâneos são envenenados, as águas costeiras e os estuários são poluídos. Contaminam-se também os solos agrícolas, destroem-se as florestas tropicais, fragmentam-se os habitats naturais, as pescas entram em colapso. Os seres humanos produzem tanto azoto como toda a restante natureza e esta produção deverá crescer 65% até 2050.
A natureza de classe do «Processo de Bolonha»
Toda a teoria de Marx, o materialismo histórico e o materialismo
dialéctico, se baseia na luta de classes. Tanto a produção como a
circulação e distribuição capitalistas são condicionadas pela
existência de classes e pela luta de classes.