No dia 6 de Março o Partido Comunista Português completa 95 anos de existência, data simbólica que por si só justifica que demos às tradicionais comemorações do aniversário do Partido uma atenção e importância suplementares.
Textos de: "Albano Nunes"
Movimento comunista e revolucionário internacional - Questões de actualidade na luta ideológica
Valorizando a realização do 15.º Encontro Internacional de Partidos Comunistas e Operários (EIPCO) realizado em Lisboa em Novembro de 2013, o comunicado da reunião do Comité Central do PCP de 14 e 15 de Dezembro afirma: «com plena consciência da existência de inevitáveis diferenças de opinião e, mesmo, de sérias divergências, o PCP continuará empenhado no fortalecimento, unidade e capacidade de acção do Movimento Comunista e Revolucionário Internacional, com base no exame franco e fraternal dos problemas comuns e nos princípios de igualdade, respeito mútuo, não ingerência nos assuntos internos e solidariedade recíproca, e rejeitando as diferentes formas de oportunismo, seja na sua expressão de adaptação ao sistema ou dogmática e sectária». É a propósito do denso conteúdo político e ideológico deste pequeno parágrafo de um documento do Comité Central do PCP que se considera útil tecer algumas considerações.
O nosso projecto de socialismo para Portugal
O PCP tem como objectivos supremos a construção em Portugal do socialismo e do comunismo. Uma das componentes essenciais da identidade do nosso Partido é o seu projecto de uma sociedade nova em que a exploração do homem pelo homem seja definitivamente abolida, com o poder dos trabalhadores, a propriedade social dos principais meios de produção, o planeamento económico e, como condição decisiva, que a experiência mostrou ser particularmente difícil, a edificação de um Estado que promova e assegure a mais ampla participação, iniciativa e criatividade das massas.
A caminho do XIX Congresso - Estimular a participação militante
Social-democracia - Notas sobre um percurso desonroso
Faz ainda algum sentido falar em «social-democracia»?
Se sim, o que é a «social-democracia»hoje?
Como caracterizá-la de um ponto de vista de classe?
Que lugar ocupa no xadrez político internacional?
Como se posiciona em relação aos grandes problemas do nosso tempo?
No quadro da política de alianças da classe operária como encarar a «social-democracia»?
No 50.º aniversário do 24 de Março
A Revolução de Outubro e a identidade do PCP
90.º aniversário do PCP - Natureza de classe e necessidade histórica
Trata-se de noventa anos de luta ao serviço da classe operária, dos trabalhadores e do povo. Uma luta profundamente enraizada na realidade nacional, em que os comunistas são portadores das melhores tradições revolucionárias e patrióticas do povo português. Mas também profundamente internacionalista, activamente solidária com os outros povos, desde aqueles que pela mão das classes dominantes o próprio povo português colonizou, aos que na URSS e noutros países socialistas caminhavam na vanguarda do progresso social.
Internacionais e internacionalismo - Subsídios para a história
A crise do capitalismo o socialismo como alternativa necessária e possível
Rumo ao XVIII Congresso
Europa apontamento sobre meio século de história
Sobre a concepção marxista do Estado
Isso é motivo mais do que suficiente para que os quadros comunistas procurem conhecer e assimilar os principais trabalhos dos clássicos nesta matéria, assim como ulteriores desenvolvimentos resultantes da evolução social e da prática revolucionária.
Partido Comunista Português - Características próprias a preservar
Álvaro Cunhal - «O Partido com paredes de vidro», Introdução